
Admir Machado
Pois é, sempre pinta a dúvida de que mala levar no avião. A gente calcula os dias de viagem, o destino, se é calor, frio e só então montamos a mala.
Mas e daí ? Mala pequena, média ou grande? As malas de bordo, que agora têm restrições mais rigorosas (55cmx35cmx25cm) forçam você a ser mais econômico e prático na escolha das roupas e demais itens. No entanto, nem sempre dá para enfiar tudo que você precisa em uma maletinha. Às vezes aquela mochila salva a falta de espaço, mas se no destino consta um evento mais formal, pronto. Fica difícil pra juntar terno, ou um vestido mais estruturado se for mulher. Então, nesses casos temos que nos render a uma mala média, pelo menos. E isso tem custo extra para despachar, além de toda aquela demora para esperar a mala na esteira: passa uma, duas, três e nada. Até onde a vista alcança, nada de aparecer a sua querida mala. Dá uma agonia na gente…
Hoje em dia aprendi a montar uma mala compacta para evitar esse estresse. Se preciso de um terno, levo o paletó comigo e a calça vai dobradinha na mala, ou melhor, enrolada para não deixar marcas.
Os sapatos vão na mochila, bem na base e sempre em sacolinhas de pano. Depois eu coloco o tênis e chinelo. E por fim uma blusinha leve caso o ar-condicionado do avião esteja no modo turbo ou se o clima do destino é incerto.
Outro problema da mala de bordo é achar espaço nos maleiros dos aviões. Nos modelos menores de aeronaves, a disputa é feroz. E se você entra por último, reze para achar lugar nos compartimentos. Uma conversa bastante educada com a aeromoça pode resolver o seu problema. Ela sempre tem uns truques para organizar as bagagens da melhor forma. Outro detalhe, não leve uma mochila muito grande, pois ela terá que ficar debaixo do assento da frente e por isso vai ter que sobrar espaço para seus pés.
Se ajeite na poltrona e boa viagem!
Deixe um comentário