
Após mais de dois meses de estagnação por conta da pandemia do coronavírus no País, algumas redes de hotéis decidem reabrir as portas seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Anvisa, que estabelecem rigorosos procedimentos de segurança para receber os hóspedes.

Um dos grupos hoteleiros que já está funcionando desde o último dia 15 é a rede Tauá de Hotéis, que reabriu o resort de Caeté (MG).
O Tauá Atibaia (SP) têm previsão de reinício de atividades no dia 5 de junho e o Grande Hotel Termas de Araxá, no Triângulo Mineiro, reabre em julho.
O funcionamento desses empreendimentos começa com 20% de ocupação e apenas atividades recreativas externas, sempre observando o distanciamento e as normas sanitárias vigentes.
Em uma segunda fase, a ocupação subirá para 50% e as áreas internas de recreação como piscinas cobertas, academia, espaço kids, serão usadas com limitação de usuários e pré-agendamento.

Na terceira fase, a taxa será de 75% e a última será de 100%, sempre com avaliação das autoridades governamentais.
As medidas preventivas, desde a fase inicial, incluem check-in agendado por telefone, medição de temperatura dos hóspedes, que receberão um kit com cartilha sobre as boas práticas do uso de máscara e álcool em gel. Além disso, o Grupo Tauá (tauaresorts.com.br) reforçará a desinfeção dos apartamentos, que serão limpos com máquina de ozônio e troca dos filtros de ar-condicionado. Os espaços de refeição também vão observar o espaçamento recomendado entre mesas. O check-out será feito pelo aplicativo do hotel, evitando ao máximo o contado entre hóspedes e funcionários.

A rede Bourbon de hotéis e resorts (bourbon.com.br) também já mantém unidades em funcionamento, a exemplo dos empreendimentos em Londrina, Belo Horizonte, Barra da Tijuca (Rio), Curitiba (Aeroporto), Campinas e os hotéis de Ciudad del Este e Assunção (ambos no Paraguai). O grupo anuncia para começo de junho a reabertura do resort em Atibaia (dia 4), Cascavel e Cataratas do Iguaçu, entre outros.
A rede afirma que está seguindo protocolos sanitários e avalia por meio de um comitê a situação da pandemia para adoção das medidas de segurança. Os hotéis disponibilizam cartilhas com orientações para os hóspedes e vem adotando um esquema de higienização redobrada nas acomodações, áreas de lazer e de gastronomia.

A famosa rede ClubMed (clubmed.com.br) é outro grupo hoteleiro aberto a hospedagens, observando os cuidados com a saúde dos hóspedes e equipe. Medição regular de temperatura na chegada e antes das refeições, preenchimento de ficha obrigatória de saúde dos hóspedes, limpeza e higienização mais rigorosas dos ambientes e restrições em algumas áreas de maior aglomeração são algumas das medidas adotadas.
Para mais detalhes sobre as políticas e regras de hospedagens, as centrais de reservas dos hotéis, pousadas e resorts devem ser contatadas para evitar problemas.
O turista também deve estar atento às restrições do destino, fora dos hotéis. Muitas cidades têm parques e museus fechados, assim como bares e restaurantes.
Vale a pena consultar os sites dos governos locais.
Deixe um comentário