São Roque celebra a temporada da alcachofra / Foto: Admir Machado

A fama da cidade de São Roque (SP) não vem só do vinho, produto que a tornou conhecida no País inteiro. De setembro a novembro, a alcachofra ganha destaque nas vinícolas, restaurantes e nos sítios produtores dessa flor comestível.

Os cardápios dos espaços gastronômicos do Roteiro do Vinho oferecem a alcachofra nos mais variados pratos e preparos, do aperitivo à sobremesa. E a versatilidade do produto facilita as criações culinárias dos chefs de cozinha.

Vinícola XV de Novembro tem um vinho com infusão de alcachofra, além de conservas, patês e a flor in natura / Foto: Admir Machado

Em um menu baseado na iguaria, o turista pode abrir o apetite, por exemplo, com um vinho com infusão de extrato de planta, na versão suave ou seco. É a linha Pétala Magna da Vinícola XV de Novembro.

O proprietário Alex Santiago de Moraes explica que o vinho foi resultado de muitos estudos até se alcançar o equilíbrio almejado para uma bebida servida como aperitivo (seco) ou como um digestivo (suave). A XV também produz os fundos de alcachofra em conserva e o patê, vendidos no empório da vinícoIa. E nos pontos de alimentação, o turista ainda pode saborear quiche, minipizza, pastel e até um espetinho de alcachofra empanada.

Alex de Moraes produz alcachofras na vinícola / Foto: Admir Machado

Os restaurantes de cozinha portuguesa também têm pratos elaborados com a flor. É o caso do cardápio do Festival da Alcachofra da Vila Don Patto, que inclui no menu especial da temporada postas de bacalhau com fundos de alcachofra recheadas de camarão e, como sobremesa, alcachofra em calda com sorvete. O chef Miranda diz que a alcachofra possibilita combinações saborosas e surpreendentes, agregando muito sabor aos pratos. O restaurante tem inclusive uma coxinha com recheio de alcachofra.

Bacalhau com fundos de alcachofra e camarões do restaurante português da Vila Don Patto /
Foto: Admir Machado

Agora, se a preferência do turista é pela comida italiana, uma opção é experimentar o tradicional rondelli quatro queijos com alcachofra na Cantina Tia Lina. Lá a flor é servida alho e óleo, ao vinagrete, no risoto e em minipastéis, tudo com o sabor peculiar da estrela da estação. Para Festival da Alcachofra 2022, a chef Carol até criou uma sobremesa com fundos de alcachofra empanadas, sorvete de natas e amêndoas. No empório da cantina, o visitante ainda encontra as conservas e os patês para levar para casa.

Rondelli quatro queijos com molho de alcachofra é um prato tradicional na Cantina Tia Lina /
Foto: Admir Machado

E que tal provar um bolinho caipira de alcachofra? O turista encontra esse petisco inusitado na Alcachofras Bonsucesso, que além da plantação de alcachofras para venda in natura, também tem restaurante e empório com muitos produtos à base da planta.

Bolinho caipira de alcachofra do restaurante da Bonsucesso / Foto: Admir Machado

A proprietária Ana Lídia de Camargo Ortmann conta que o restaurante surgiu há 12 anos, depois do sucesso do pastel recheado de alcachofra que fazia. Hoje, o espaço gastronômico tem no menu vários pratos como a alcachofra à parmegiana, bacalhau com alcachofra e creme de natas e o risoto, entre outros. O cliente ainda pode comprar pratos congelados, como lasanha, rondelli, tortas, esfihas e quiches. O chef Cláudio comanda a cozinha onde a alcachofra é a especialidade da casa o ano inteiro.

Ana Lídia também produz e vende fundos de alcachofra em conserva e patês /
Foto: Admir Machado

Pizza e sorvete

As variações do tema gastronômico não param por aí. No Quintal das Alcachofras, o turista pode conferir o exclusivo sorvete de alcachofra com calda de vinho, uma combinação que reúne os dois produtos característicos de São Roque. A proprietária Luciana Moraes diz que o sorvete caiu no gosto da clientela, que também procura pratos como a alcachofra à milanesa, a lasanha e o talharim com molho de fundo de alcachofra.

Sorvete de alcachofra com calda de vinho do Quintal das Alcachofras / Foto: Admir Machado

A iguaria também está presente na pizza. No cardápio da Pizzaria Port’Alba, do chef Sudário, ela recebeu o nome de Estação São Roque, em tributo à cidade. Ao melhor estilo napolitano, com massa leve, molho, tomates cerejas, azeitonas, pedaços de alcachofra dão o toque especial à pizza, que é uma das mais pedidas na casa, inclusive premiada na Itália e em concursos no Brasil.

Pizza da Porta’Alba leva alcachofra no recheio / Foto: Admir Machado

Para completar a extensa variedade de produtos, o turista pode provar um licor de alcachofra no Espaço Giullians, casa instalada dentro do parque da Vinícola Góes. A bebida foi criada a partir do extrato da folha da alcachofra e oferece um sabor equilibrado e harmonioso entre o doce e o amargo peculiar da planta. É um digestivo que agrada o paladar dos turistas. O proprietário Daniel Góes conta que o licor foi elaborado há cerca de 20 anos e integra com sucesso a linha variada de licores da empresa.

Daniel Góes, da Giullians, tem o exclusivo licor de alcachofra / Foto: Admir Machado

Florada no campo

Quem circula pelo Roteiro do Vinho de São Roque avista muitas lavouras de alcachofra, que nesta época do ano estão em plena produção de flores. Elas são protegidas do sol por saquinhos de papel para manter a coloração roxa das pétalas.

Benedito de Moraes, da Vinhos Sorocamirim, também é produtor de alcachofras /
Foto: Admir Machado

O produtor Benedito Augusto de Moraes, da Vinhos Sorocamirim, tem cerca de 20 mil pés da planta em sua propriedade, que além da alcachofra, produz uma linha variada de vinhos de mesa. A venda de toda a produção da flor in natura é feita basicamente na cidade e região. O agricultor fala que a alcachofra requer alguns cuidados no plantio, como muita água e um pouco de frio na dose certa para se ter uma boa safra.

Pousada Villa Ártemis fica perto dos principais restaurantes do Roteiro do Vinho de São Roque / Foto: Admir Machado

O turista então tem que aproveitar a temporada e saborear tudo que a planta oferece. Para conhecer um pouco disso tudo, a dica é dividir os passeios em pelo menos dois dias e o ideal é a hospedagem dentro do roteiro. Uma opção é a Pousada Villa Ártemis, localizada perto dos principais restaurantes e espaços gastronômicos. Outra possibilidade de estadia é o Sítio Terra e Arte, um refúgio rural para descanso e lazer.

Deixe um comentário

Previous Post
Next Post

posts RECENTES

INSPIRAÇÃO DA SEMANA

Viajar é mudar a roupa da alma”

~ Mario Quintana