Risotto Mantiqueira, do restaurante Donna Pinha, privilegia produtos locais de qualidade /
foto: Admir Machado

O turista percebe logo o ritmo calmo e tranquilo do interior ao entrar em Santo Antônio do Pinhal (SP), encravada na Serra da Mantiqueira. Turismo e gastronomia são atrativos que movimentam a cidade.

A estrada sinuosa e ladeada por árvores imponentes, entre elas muitas araucárias, conduzem o visitante ao pequeno centrinho, com suas lojinhas de artesanatos, doces e outros produtos artesanais.

Talharim ao pesto e mignon com cerveja preta, pratos do Bistrô Seu Beneditú /
foto: Admir Machado

Na primavera, as flores dão um colorido ainda mais especial aos jardins das praças e parques bem cuidados. É um paraíso para abelhas e borboletas.

Natureza e aventura

Situada a uma altitude média acima de 1.100 metros, Santo Antônio do Pinhal atrai muitos amantes da natureza e de esportes radicais.

O turista pode optar por trilhas na mata, com visita a cachoeiras como a do Lajeado, por exemplo, ou fazer arvorismo, mountain bike, passeios off-road em quadriciclos, rapel e até voo livre, atividade oferecida por meio de agências de turismo receptivo.

Pico Agudo atrai a galera aventureira do parapente / foto: Wagner Ribeiro

O ponto mais alto da cidade é o Pico Agudo, com seus 1.703 metros, de onde se tem uma ampla visão de várias cidades do Vale do Paraíba, quando o dia está aberto. É de lá que os corajosos se lançam em parapentes em aventura de tirar o fôlego.

Estação Eugênio Lefèvre é uma relíquia da história ferroviária / foto: Admir Machado

Outros pontos que atraem os turistas são o Mirante do Cruzeiro, local ideal para se ter uma panorâmica da cidade, e o Mirante Nossa Senhora Auxiliadora, voltado para o vale. Ali também está a estação ferroviária Eugênio Lefèvre, uma relíquia bem preservada da história da cidade. O bolinho de bacalhau e o chocolate quente do restaurante local são famosos.

Jardim dos Pinhais

Um dos atrativos mais visitados da cidade é o Jardim dos Pinhais Ecco Parque, localizado na principal via de acesso ao centro.

Parque tem jardins temáticos, restaurante e passeio de quadriciclos / foto: Admir Machado

O parque foi construído pelo arquiteto Manoel Carlos de Carvalho, um visionário que se inspirou em um jardim canadense que visitou com a família e quis reproduzi-lo no Brasil. Depois de muita pesquisa de áreas, encontrou em Santo Antônio do Pinhal o lugar para concretizar seu sonho.

São 14 hectares de parque, situado em uma encosta que oferece ao visitante belos jardins temáticos de encantar os olhos. O turista vai caminhando por passarelas e caminhos para apreciar a beleza das flores e plantas que formam espaços de contemplação em diferente cenários como o Jardim das Bolhas, Jardim Japonês, Canadense, Italiano, Montanhês, Tropical, Desértico, Jardim dos Beija-Flores e até uma trilha de um parque jurássico que está sendo revitalizado para surpreender as crianças.

Jardim dos Pinhais tem 14 hectares com plantas, árvores e muitas flores / foto: Admir Machado

Aos finais de semana, o parque funciona das 9h às 18h e mais informações sobre estrutura, que conta inclusive com um restaurante, e sobre os valores de ingressos podem ser obtidas no site www.jardimdospinhais.com.br

Gastronomia e hospedagem

Não faltam opções para curtir os sabores e relaxar em pousadinhas charmosas e tranquilas da Serra da Mantiqueira. Uma das opções é a Pousada Quatro Estações de Pinhal (www.pousada4estacoesdepinhal.com.br), premiada com o selo Traveller’s Choice 2022.

Pousada Quatro Estações de Pinhal oferece muito conforto em seus chalés, alguns até com banheira de hidromassagem e teto retrátil /
foto: Admir Machado

A pousada dispõe de dez chalés com lareira, frigobar, TV, wi-fi, e alguns com hidromassagem e teto solar retrátil. Para o lazer, o hóspede tem piscina com espreguiçadeiras, jacuzzi aquecida e até uma trilha na mata.

Chalés românticos com vista para as montanhas são diferenciais na Pousada Quatro Estações / foto: Divulgação

Outro diferencial da pousada é o bistrô Seu Beneditú, aberto também ao público por meio de reserva. O restaurante está renovando seu cardápio com pratos criados pelo chef Daniel Ferreira. Não deixe de provar o mignon na cerveja preta e o talharim com molho pesto, rúcula, tomate cereja e lascas de parmesão.

Aliás, a gastronomia virou um atrativo para os turistas amantes da boa mesa e do estilo “slow food”, da cozinha afetiva, da culinária que privilegia uso de produtos de alta qualidade, oriundos de produtores regionais.

Chef Anouk elabora pratos com produtos da estação: alcachofra com molho gorgonzola e parmesão gratinado / foto: Admir Machado

É o caso da chef Anouk Migotto, que comanda o restaurante Donna Pinha (www.donnapinha.com.br). Ela muda o cardápio da casa seis vezes ao ano, para incorporar ao menu principal, os produtos e ingredientes de cada temporada, como a alcachofra, o pinhão, as frutas vermelhas.

Restaurante Donna Pinha é referência de gastronomia de qualidade na Mantiqueira /
foto: Admir Machado

Para quem quer curtir um pouco mais de todas essas experiências, Anouk também aluga pela plataforma Airbnb uma suíte muito charmosa na sua casa em Campos do Jordão, que fica pertinho de Santo Antônio do Pinhal. O espaço (Instagram @casadachefcamposdojordao) atende com conforto casais que buscam acomodações intimistas e acolhedoras.

São muitas experiências que fazem a viagem a Santo Antônio do Pinhal valer a pena e trazer boas recordações na bagagem.

Deixe um comentário

Previous Post
Next Post

posts RECENTES

INSPIRAÇÃO DA SEMANA

Viajar é mudar a roupa da alma”

~ Mario Quintana