Nascente Azul e suas águas cristalinas /
Foto: Flávio André / Divulgação

Quem busca se conectar com a natureza e prefere fugir do agito no período do Carnaval, pode encontrar em Bonito (MS) um lugar ideal para curtir a temporada.

A cidade do Mato Grosso do Sul é reconhecida pelas cachoeiras, rios e piscinas naturais de águas cristalinas, locais perfeitos para atividades como flutuação e mergulho.

As belezas naturais de Bonito costumam ficar ainda mais exuberantes nesta época do ano, quando as cachoeiras e rios estão mais cheios.

Flutuação

A atividade de flutuação é o carro-chefe desse paraíso do ecoturismo. Na região, as águas dos principais rios, como Sucuri, do Peixe e da Prata, permitem uma grande visibilidade da vida subaquática, incluindo cardumes de peixes coloridos e diversos exemplares da flora local.

Entre os lugares para fazer flutuação em Bonito, se destacam: a Nascente Azul, no rio Sucuri, ideal para iniciantes no uso da máscara e do snorkel; o Aquário Natural, onde a atividade acontece no rio Baía Bonita, e chama a atenção pela transparência das águas cristalinas e pela quantidade de peixes; e o Recanto Ecológico Rio da Prata, de onde se avistam pintados, dourados e tartarugas.

Bote e boia cross

O passeio de bote, similar ao rafting, é ideal para quem gosta um pouco de adrenalina. Bonito possui diversos espaços que realizam a atividade, como o Eco Park Porto da Ilha.

Boia Cross é garantia de diversão /
Foto: Divulgação

O passeio acontece no rio Formoso, a 12 quilômetros da cidade, e percorre corredeiras e cachoeiras, além de possibilitar a contemplação de toda a natureza ao redor e dos animais silvestres.

Mergulho

Para os amantes da vida subaquática, fazer um mergulho em Bonito é uma atividade que não pode faltar.

Abismo Anhumas tem opção de mergulho / Foto: Daniel de Granville / Divulgação

As principais atrações que oferecem o passeio de mergulho são: o Abismo Anhumas, que possui visibilidade de até 60 metros, de onde se pode admirar a floresta de enormes cones calcários submersos no fundo do lago; e a Gruta do Mimoso, considerada uma das mais belas cavernas para mergulho no mundo.

Cachoeiras

Durante o verão, as temperaturas podem chegar aos 35 graus na região de Bonito, portanto, as cachoeiras são um verdadeiro convite a se divertir e se refrescar.

Cachoeira Boca da Onça / Foto: Hudson Garcia / Divulgação

Entre os principais destaques do destino estão: a cachoeira Boca da Onça, a maior cachoeira do Mato Grosso do Sul, com 156 metros de altura; o complexo de quedas da Estância Mimosa, que conta com dez cachoeiras e oferece uma bela amostra da vegetação da região da Serra da Bodoquena; e as sete cascatas do rio Chapena na Fazenda Ceita Corê.

Rapel

A cachoeira mais famosa da região também proporciona outra atividade bastante procurada durante o verão: o rapel. Ideal para os mais aventureiros, o passeio acontece na Boca da Onça entre as cidades de Bonito e Bodoquena, e envolve tanto a descida de 90 metros – considerada a plataforma de rapel mais alta do Brasil -, quanto as trilhas e cachoeiras com paradas para banho.

O ideal para esses passeios e atividades é contratar agências especializadas para aproveitar tudo que a região oferece com mais segurança. Uma delas é a Acqua Studio de Viagens (www.acquaviagens.com.br), que providencia equipamentos e transporte até os locais de interesse.

Mais informações sobre as belezas de Bonito podem ser obtidas no site da prefeitura (www.turismo.bonito.ms.gov.br), na seção Turismo

Deixe um comentário

Previous Post
Next Post

posts RECENTES

INSPIRAÇÃO DA SEMANA

Viajar é mudar a roupa da alma”

~ Mario Quintana